Marcadores

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Exposição Pierre Cardin - Parte II

Cosmocorps:

 A exposição abre com a face mais conhecida de Cardin. Os Cosmocorps são peças criadas para a era espacial. Roupas mais justas, saias mais curtas, collants, botas altas, revolucionaram a moda na década de 1960. As peças apresentadas na mostra foram produzidas entre 1966 e 1972. Destaque para o vestido com seios cônicos, os macacões op-art em preto e branco, e os vestidos cinéticos.

  1. Vestido (sem descrições).
  2. Mini-saia de tiras, em lã, sobre body marrom, jóia em aço, capacete em plexiglas. Cosmocorps, 1967. Este conjunto foi realizado em branco/vermelho, branco/azul e branco/preto, com pequenas variações na saia.
  3. Vestido premoldado em Cardine. Chapéu em vinil. Cosmocorps, 1968. Cardine é um tecido, desenvolvido por Cardin, que possibilita a confecção de vestidos sem costura, e a moldagem por calor.
  4. Vestido em plush, com aplicações piramidais em borracha, gorro em malha com aplicação em borracha. Cosmocorps, 1990.
  5. Veste em feltro, com aplicações em plástico holográfico, sobre calça e malha. Cosmocorps, 1992. Chapéu em feltro.
  6. Macacão em jersey, 1972. Chapéu em feltro e couro com aplicação de rebites.
  7. Macacão em jersey, 1972. Chapéu em feltro e couro com aplicação de rebites. Na coleção de 1972, Cardin utilizou as formas gráficas e o preto e branco em muitas criações. Alguns desses elementos geométricos foram usados pelo estilista em acessórios e mobília.
  8. Vestido em lã com seios cônicos pré-moldados, chapéu em vinil. Cosmocorps, 1966. Os seios cônicos de Cardin, de 1966, foram uma inspiração para Jean-Paul Gaultier, que foi assistente de Cardin nesse período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário