Cosmocorps:
A exposição abre com a face mais conhecida de Cardin. Os Cosmocorps são peças criadas para a era espacial. Roupas mais justas, saias mais curtas, collants, botas altas, revolucionaram a moda na década de 1960. As peças apresentadas na mostra foram produzidas entre 1966 e 1972. Destaque para o vestido com seios cônicos, os macacões op-art em preto e branco, e os vestidos cinéticos.
- Vestido (sem descrições).
- Mini-saia de tiras, em lã, sobre body marrom, jóia em aço, capacete em plexiglas. Cosmocorps, 1967. Este conjunto foi realizado em branco/vermelho, branco/azul e branco/preto, com pequenas variações na saia.
- Vestido premoldado em Cardine. Chapéu em vinil. Cosmocorps, 1968. Cardine é um tecido, desenvolvido por Cardin, que possibilita a confecção de vestidos sem costura, e a moldagem por calor.
- Vestido em plush, com aplicações piramidais em borracha, gorro em malha com aplicação em borracha. Cosmocorps, 1990.
- Veste em feltro, com aplicações em plástico holográfico, sobre calça e malha. Cosmocorps, 1992. Chapéu em feltro.
- Macacão em jersey, 1972. Chapéu em feltro e couro com aplicação de rebites.
- Macacão em jersey, 1972. Chapéu em feltro e couro com aplicação de rebites. Na coleção de 1972, Cardin utilizou as formas gráficas e o preto e branco em muitas criações. Alguns desses elementos geométricos foram usados pelo estilista em acessórios e mobília.
- Vestido em lã com seios cônicos pré-moldados, chapéu em vinil. Cosmocorps, 1966. Os seios cônicos de Cardin, de 1966, foram uma inspiração para Jean-Paul Gaultier, que foi assistente de Cardin nesse período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário